quinta-feira, 11 de junho de 2009

Um fractal em meu cuscuzeiro

Hoje, ao tirar o cuscuzeiro da geladeira, percebi que a água que fica na parte de baixo sido parcialpmente congelada. Olhei com cuidado, e inacreditável, havia um fractal em meu cuscuzeiro.
O que é um fractal? Um fractal é uma figura cujas partes menores são semelhantes às partes maiores, ou seja, a figura é composta por pedaços dela mesma que vão se repetindo em escalas menores, infinitamente!

Senti-me bastante especial por ter notado tamanha insinuação da Natureza, sutil como sempre, apenas para que tem olhos "para ver".

PS: A imagem acima do fractal é um pedaço do conjunto de Mandelbrot. O desenho formado no gelo me lembrou essa figura. As fotos não ficaram tão boas, principalmente porque o gelo começou a derreter. Mas foi lindo!

4 comentários:

  1. Rapaz, que d ahora ter seu proprio fractal no cuzcuzeiro ! HAUhauhauhau
    Po, eu nunca vi um fractal 'ao vivo'.

    ResponderExcluir
  2. Caramba, que belo fractal...

    Contando não acreditaríamos...

    Mostrando, eu gemo...

    Ainda tenho aquele livro de cabeceira sobre fractais que usei para chegar até tu (risos)

    WPC>

    ResponderExcluir
  3. Que coisa linda! Pra que serve? rsrs

    Já vi desses quando eu colocava suco no congelador e esquecia de tirar.

    Abraço rapá,
    H.P.

    ResponderExcluir